- Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto Comunista, Coleção Cadernos Marxistas, Editora José Luis e Rosa Sundermann, São Paulo, 2003.
- Friedrich Engels, Do socialismo utópico ao socialismo científico, Coleção Cadernos Marxistas, Editora José Luis e Rosa Sundermann, São Paulo, 2004.
- Friedrich Engels, A origem da família, da propriedade privada e do Estado, Editora Escala, São Paulo.
- Vladimir I. Lênin – Escritos sobre sindicatos, Editora Polis, Teoria e História 4, São Paulo, 1979.
- Nicolai Buckarin e Eugene Preobrazhenski, ABC do Comunismo, Global Editora, 1980.
- Paul Lafargue, Karl Marx, O Capital, Extratos por Paul Lafargue, Conrad Livros, 2004.
- Carlo Cafiero, Compêndio de O Capital, Editora Centauro, 2001.
- Nahuel Moreno, Conceitos fundamentais do materialismo histórico, As revoluções do século XX, publicado pela Câmara dos Deputados, Brasília, 1989.Nahuel Moreno, As revoluções do século XX, Editora José Luis e Rosa Sundermann, São Paulo, 2003.
- José Welmovicki, Fórum Social Mundial: morte ao capitalismo ou capitalismo cidadão?, Revista Marxismo Vivo nº 3, São Paulo, 2001.
- Teones França, Sindicalismo e reestruturação produtiva: notas para uma análise baseada na luta de classes, Revista Fluminense de Geografia, nº 3, Rio de Janeiro, 2006.
- Ricardo Antunes, Adeus ao trabalho?, Editora Cortez, São Paulo, 1995.
- Oswaldo Garmendia, La definición marxista de classe obrera, Correo Internacional nº 24, São Paulo, 1986.
Marcelo Dalla Vecchia (*) e Juliana Campregher Pasqualini (**) Especial para o Portal do PSTU “Ser donos da verdade sobre a pessoa e da própria pessoa é impossível enquanto a humanidade não for dona da verdade sobre a sociedade e da própria sociedade. O ‘salto do reino da necessidade ao reino da liberdade’ colocará inevitavelmente a questão do domínio de nosso próprio ser, de subordiná-lo a nós mesmos” (Vigotski, 1927/1999, p. 417) . I. Introdução A abrangência da obra de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934) dispensaria maiores apresentações para quem estuda e trabalha em torno a questões práticas e teóricas nos campos da psicologia, da educação e da linguagem. Pretendemos demarcar, neste momento, que o escopo de sua obra não se restringe ao resgate que vem sendo feito, mais recentemente, no que se refere às suas contribuições nestes campos, caso se considere que tais contribuições – eventualmente assinaladas como “exclusivamente acadêmicas” – prescindam de um horiz...
Comentários